Notícias

Notícias

2017.01.24

AdaptPack: a exploração de tecnologias robóticas avançadas em sistemas de paletização

 

Desafios para a tecnologia | Robôs industriais que nos ajudam a mudar o mundo

A tecnologia sempre desempenhou um papel fundamental no incremento da eficiência do trabalho humano até chegarmos hoje à presença habitual de Robôs industriais nas fábricas, nos hospitais, no nosso dia a dia, facilitando as tarefas mais simples ou assumindo funções de perigo e de desgaste físico e psicológico dos seres humanos.

Conscientes do impato deste evolução na forma como perspetivamos o mercado de trabalho, e na evolução das profissões, a robotização e a inteligência artificial apresentam efeitos positivos na economia, como o aumento da produtividade o que por sua vez conduzirá ao aumento do PIB.

Em Março de 2015, Georg Graetz (Universidade de Uppsala) e Guy Michaels (London School of Economics) apresentavam no seu artigo “Robots at Work” os resultados de um trabalho de investigação sobre os efeitos dos robots na economia.

Graetz e Michaels descobriram que, em média, nos 17 países analisados , o uso crescente de robôs industriais durante 15 anos aumentou o crescimento anual do PIB em 0,37%.

Os economistas têm mostrado uma e outra vez que a automação ajuda os padrões gerais de aumento da vida, as taxas de alfabetização aumentam, a duração média da vida cresce e as taxas de criminalidade caem.

O mundo está hoje ligado em rede, mais de 3 biliões de pessoas lidam diariamente com dispositivos de computação, temos o maior número de pessoas educadas de sempre a trabalhar em economias que incentivam a inovação. Uma velocidade que será difícil de acompanhar se não nos reinventarmos.

Esta semana apresentamos-lhe projetos portugueses que culminam no desenvolvimento de soluções robotizadas em contexto diferenciados:

Projeto AdaptPack

Promovido pela JPM - Automação e Equipamentos Industriais, S.A. num consórcio que integra o INESC TEC e o INEGI, este projeto visa desenvolver uma solução de paletização modular, adaptável e flexível para os vários tipos de indústrias e de setores produtivos.

Este projeto pretende investigar, estudar, explorar e desenvolver um framework que permita conceber e desenvolver soluções adaptativas de paletização baseadas em tecnologias robóticas, aplicáveis em diferentes setores industriais.

A abordagem proposta neste projeto inclui o desenvolvimento e validação de um conjunto de componentes que suportem a criação e avaliação de soluções de paletização e, numa fase posterior, o desenvolvimento e montagem da solução a implementar.

 

2016.05.06

Certificado de Integrador Oficial da Weidmüller 2016/2017

Weidmuller 2016

A JPM renovou no passado dia 6 de maio de 2016 o seu certificado como  integrador oficial da Weidmüller, sendo mais uma vez, reconhecida como uma empresa que cumpre os mais rigorosos critérios de qualidade na fabricação e ensaio de equipamentos elétricos segundo as normas internacionais mais recentes.

2015.12.17

Presidente do conselho de Administração da JPM condecorado com o grau de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial pelo Presidente da República.

Condecoracao

No passado dia 17 de Dezembro de 2015, o Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, agraciou o Presidente do Conselho de Administração da JPM, José Paulo Martins da Silva, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito Empresarial.

Esta condecoração surgiu no seguimento da visita do Presidente da República às instalações da JPM em Vale de Cambra, inserida no Roteiro para uma Economia Dinâmica, sendo um claro reconhecimento de um percurso profissional exemplar e inspirador para a Economia Portuguesa, marcado pela sua perseverança, tenacidade e determinação.

Tendo fundado a JPM em 1994, José Paulo Martins da Silva tem dedicado a sua vida a este projeto, sendo o seu mentor e apostando na inovação e qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus Clientes como fator diferenciador.

Após 22 anos, a JPM está presente em mais de 30 países dos 5 continentes, contando com uma equipa de cerca de 100 colaboradores, continuando a investir fortemente para continuar o seu trajeto de crescimento sustentado.

 

2015.06.30

Certificado de Integrador Oficial da Rockwell

Rockwell

A JPM tem o prazer de anunciar que a partir de Junho de 2015 faz parte do programa de OEM´s da Rockwell Automation com o nível de Participant Level.

A JPM foi a primeira empresa a nível nacional a conseguir fazer parte do programa.

 

2014.10.13

Empresa JPM distinguida com visita de Sua Excelência O Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, a qual está integrada no “Roteiro para uma Economia Dinâmica”. Durante a sessão foi ainda feita a inauguração das suas novas instalações.

 Fundada em 1994, a JPM é uma empresa de automação e engenharia que otimiza os processos produtivos dos seus clientes, estabelecendo parcerias estáveis e duradouras alicerçadas em confiança, rapidez, inovação e foco nas necessidades dos clientes. Após ter-se afirmado no mercado ibérico expandiu a sua atividade para outras geografias, sendo que, atualmente, a exportação representa já a maior fatia da sua faturação. Esta empresa foi uma das selecionadas para a visita integrada no “Roteiro para uma Economia Dinâmica”, tendo sido também realizada a inauguração das suas novas instalações, contando com a presença de Sua Excelência O Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva.

 Num dia dedicado à Economia Dinâmica, o Chefe de Estado português visitou a empresa JPM, em Vale de Cambra, que exerce a sua atividade há 20 anos, está presente em mais de 30 países e conta na sua estrutura com cerca de 90 colaboradores. Esta empresa tem sido reconhecida com vários prémios e distinções, destacando-se como associada da COTEC, conjunto restrito de PME´s consideradas como as mais Inovadoras de Portugal, distinção com o Estatuto de PME Excelência e as certificações em Gestão da Qualidade, Ambiente, Recursos Humanos e Segurança e Saúde no Trabalho.

A JPM tem como missão oferecer soluções de engenharia, equipamentos automatizados e serviços de manutenção para linhas de distribuição, com recurso a tecnologia de ponta, a clientes industriais à escala global. Ao longo da sua existência tem colocado os seus produtos e desenvolvido projetos na Europa, África, América e Médio Oriente, nos mais diversos setores de atividade industrial, mas principalmente na indústria alimentar, farmacêutica e química.

A cerimónia realizou-se no dia 13 de Outubro nas novas instalações da JPM, na Zona Industrial do Rossio, em Vale de Cambra, e contou com a presença do Presidente da República, Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva, e de vários representantes de entidades locais e nacionais. Durante a cerimónia, o empresário e fundador José Paulo Silva deu a conhecer ao Presidente da República a JPM numa apresentação e posterior visita às instalações físicas da empresa. Esta visita teve por objetivo valorizar a atividade empreendedora, a modernização tecnológica e a inovação que está patente no tecido empresarial português, como o comprova este exemplo de sucesso.