VOLTAR

JPM INDUSTRY UM CASO DE SUCESSO

PHC destaca JPM Industry como um caso de sucesso

A JPM Industry aposta numa gestão eficiente, assente em processos automatizados e otimizados.



Capacidade de adaptação e espírito inovador

Hoje, a realidade de uma fábrica é diferente daquilo que era há poucos anos. Para José Ribeiro, Chief Information Officer da JPM, “uma fábrica moderna e de raiz, tal como acontece com a indústria propriamente dita, são muito diferentes daquilo que eram há 15 anos, diria mesmo que são muito diferentes desde há cinco anos para cá.” O desenvolvimento da tecnologia obriga a empresa, ao longo dos anos, a perceber a evolução das próprias máquinas, a ser cada vez mais exigente com os recursos. Ao contrário das fábricas do passado, onde as máquinas eram manuais e apenas precisavam de ser ligadas e desligadas, hoje a componente de automação é elevada, seguida ao pormenor por uma vasta equipa de engenharia que incorpora e integra todas as necessidades do mercado: “Na indústria 4.0, os automatismos e os processos estão interligados, o que torna o nosso trabalho desafiante por um lado e, por outro, dá-nos confiança, porque estamos a conseguir acompanhar o mercado. Trabalhamos com a programação de autómatos e outros equipamentos altamente tecnológicos, e esse facto obriga-nos a acompanhar as tendências de mercado.”



Otimização dos processos e controlo da gestão

A JPM Industry implementou a gama Enterprise em 2006, uma aplicação que permite analisar e agilizar a informação. Uma opção que trouxe evidentes mais-valias: “A informação das diferentes áreas da empresa está concentrada num só local, o que facilita, em muito, a tomada de decisão.” Para além disso, por ser uma solução flexível e costumizada, o PHC CS permitiu adaptar o software à realidade desta fábrica. Em 2015, a JPM Industry deu mais um salto tecnológico na sua estratégia e, depois de uma atenta consulta de mercado, optou por implementar o módulo Manufactor. Assim ficou concluída a completa informatização da empresa, incluindo as bancadas dos trabalhadores. Aqui, dão início e terminam as operações das obras de fabrico, para além de poderem editar os tempos e as quantidades. Dos cerca de 140 colaboradores, o universo das pessoas que têm contacto com o software é superior a 100: “É preciso tempo para que os processos sejam otimizados e as pessoas consigam adaptar-se a eles. É fundamental assegurar a contínua atualização e manutenção de toda a aplicação por parte da PHC.” Decorridos cinco anos desde a implementação do Manufactor, o caminho traçado exige tempo e dedicação. Para José Ribeiro, este software “permite que o funcionário tenha acesso a mais informação em menos tempo. Isto significa que está mais preparado para o habitual desempenho das suas tarefas.” Uma gestão flexível e integrada, assente em processos automatizados e otimizados.

Uma história de sucesso

A JPM Industry estabeleceu-se há mais de 25 anos e distingue-se por ter uma atuação focada na necessidade dos seus clientes e na inovação das soluções que encontra para as suas necessidades.

Concentra a sua atividade no desenvolvimento e implementação de equipamentos industriais, soluções de engenharia e projetos industriais. Possui uma forte presença nos segmentos da indústria alimentar, química e farmacêutica, mas atualmente pode ser definida como um player mundial na área da intralogística.

A JPM Industry inova em 3 dimensões: na proposta de valor, nas soluções que desenvolve e nos seus processos de negócio. Com um departamento estruturado de engenharia, capacidade interna de produção recorrendo a tecnologia de ponta e uma estrutura de técnicos especializados de instalação e manutenção, abrangemos toda a cadeia de valor do segmento da intralogística.

Evoluir o modelo empresarial para níveis cada vez mais elevados de robustez, sustentável e com valores bem definidos, é um dos seus principais objetivos para que seja possível garantir a continuidade futura, a longo prazo, do projeto empresarial iniciado em 1994.